"Combate a perdas em sistemas públicos de abastecimento de água -- Lins aparece entre as melhores do país"
A revista DAE de janeiro-abril/2016, com base em informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SNIS traz reportagem sobre resultados de combate a perdas em sistemas públicos de distribuição de água, onde Lins aparece como o segundo melhor resultado, entre importantes cidades brasileiras.
O abastecimento público de água é, sem dúvida, uma das mais importantes infraestruturas urbanas. Envolve desde as tubulações para a condução da água, a captação em um manancial até a entrega da água potável ao consumidor final, entremeada pelas instalações de tratamento e reservação.
Administradores públicos e governantes despertam para o fato de que combater e controlar perdas traz ótimos resultados como: redução e postergação de investimentos em ampliação de sistemas; aumento de receita e diminuição de despesas, entre outros fatores positivos.
Basicamente, as perdas representam a diferença entre o que se produziu de água tratada (macromedição) e o que se consumiu nos hidrômetros dos clientes finais (micromedição). O que muita gente desconhece é que os vazamentos visíveis representam pouco no total do volume de água perdido.
Perdas não são somente os vazamentos nas tubulações que se vê nas ruas, mas há vazamentos que não afloram à superfície. Há também outros fatores, que não têm nada a ver com vazamentos e integram aquela diferença podendo ser: fraudes, problemas em hidrômetros, entre outros.
O combate e controle de perdas são feitos pelo gerenciamento de pressões nas redes; detecção e reparo de vazamentos visíveis e não visíveis; substituição de tubulações com maior incidência de vazamentos; substituição frequente dos hidrômetros ou sua troca imediata quando quebrados; combate às fraudes; aprimoramento da gestão comercial das companhias. Não existe “perda zero” em sistemas de abastecimento de água, por maiores que sejam os cuidados e esforços realizados. Se não forem feitas, regularmente, estas ações, gradativamente irá aumentar o volume perdido no sistema.
Lins entre as melhores do país
O ranking divulgado pela Revista DAE destaca a cidade de Lins, em segundo lugar no Brasil em eficiência em combate a perdas de água. Trata-se de resultado de um longo trabalho de monitoramentos, pesquisas, troca de ramais, remanejamentos, gestões comerciais, entre outros, que vem sendo realizado há muitos anos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário