sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

‪#‎ARTIGO‬: "TERAPIA OCUPACIONAL"

‪#‎ARTIGO‬: "TERAPIA OCUPACIONAL"



O QUE É ?
-> Profissão na área da saúde que utiliza como instrumento a atividade humana, de acordo com os contextos ambientais e temporais.

O QUE FAZ ?
-> Atua nos eixos de formação clínica, educacional e social, utilizando procedimentos específicos e adequando-os às necessidades e expectativas do cliente, relacionando métodos, abordagens, técnicas e atividades significativas. O terapeuta ocupacional utiliza como recurso terapêutico o movimento, a percepção, a aprendizagem, a afetividade, e a cultura, prevenindo e tratando problemas físicos, psicoemocionais, sociais, e suas consequências no cotidiano, visando a inclusão social e a melhora na qualidade de vida.

QUAIS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO TERAPEUTA OCUPACIONAL ?
-> O terapeuta ocupacional atua nas áreas de saúde, educação, prevenção, intervenção terapêutica funcional e inclusão social. As ações terapêuticas envolvem mobilizações dirigidas ao manuseio, transporte, mudanças e controle postural, relações ambientais e interpessoais, estimulação sensorial, relaxamento, ativação cerebral, condicionamento funcional, reestruturação e ajuntamento do ambiente e ações do trabalho, confecção de equipamentos de tecnologia assistiva, escuta terapêutica, estruturas de games educativos de hábitos em geral, gestão de serviços de saúde, mediante técnicas específicas para cada área.

TERAPIA OCUPACIONAL HOSPITALAR 
-> A assistência em T.O deve ocorrer desde a fase do diagnóstico até a alta hospitalar e ambulatorial. As populações atendidas no âmbito hospitalar são diversas desde a população pediátrica até o idoso. Dentro deste amplo campo, os profissionais explicitam diversos objetivos como:
- Auxiliar o paciente a enfrentar doenças e superar suas possíveis complicações, atenuando o impacto da doença;
- Manutenção ou recuperação da capacidade funcional;
- Estimulação e/ou manutenção de desenvolvimento neuropsicomotor (no caso de crianças);
- Estimulação sensorial, tátil, visual e auditiva;
- Orientação quanto a medida de conversão de energia;
- Orientação e apoio/suporte emocional ao paciente, família e cuidadores.

Drª Lícia Flávia Faverão de Britto (Lícia Faverão)
CREFITO: 10382

Nenhum comentário:

Postar um comentário