sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

MATÉRIA INTERESSANTE: GESTANTES X ZICA = Cuidado Redobrado!

GESTANTES X ZICA = Cuidado Redobrado!


Estamos passando por uma onda de infecções virais , de nível grave para gestantes , por conta do mosquito Aedes aegypti.  Da mesma família da Dengue , o vírus ZIKA, apresenta os mesmos sintomas da dengue, porém, de forma mais  suave. Porém, a  relação entre gestantes infectadas pelo vírus e o nascimento de bebês com microencefalia, tem ganhado grande destaque nas mídias atuais.
Para prevenir a doença, além das medidas de controle dos focos criadores (água parada), a gestante deve se proteger contra a picada do inseto com o uso de roupas compridas, telas nas janelas e repelentes.
Considerando a necessidade de se proteger contra uma doença potencialmente grave, a proteção tem que ser o mais eficiente possível. Assim, os repelentes recomendados para as gestantes são os mesmos recomendados para os adultos. Vale lembrar que o mosquito da Dengue/Zika tem hábitos diurnos, então o uso do repelente deve priorizar este período.
Existem 3 Tipos de repelentes no Brasil:
Icaridina: A Icaridina na concentração de 20 a 25% (Exposis) é o repelente de maior duração na pele, conferindo aproximadamente 10 horas de proteção contra os insetos.
DEET: repelente mais comum e mais fácil de ser encontrado nas farmácias e supermercados (OFF, Autan, Repelex, entre outros). É um repelente muito eficiente, mas sua duração depende da concentração de DEET no produto. Gestantes devem escolher os repelentes com DEET na versão para adultos (15%) com 6 horas de duração e não a versão infantil, que tem apenas 6 a 9% do ativo e duração mais curta (2 horas).
IR3535: conhecido como Loção Anti-mosquito Johnson’s, é indicado para crianças de 6 meses a 2 anos. Tem duração muito curta, necessitando de reaplicações a cada 2 horas, o que pode deixar a gestante desprotegida em períodos de longa exposição.
Os repelentes naturais como citronela e andiroba tem rápida evaporação e portanto um tempo de proteção muito curto, de 10 a 20 minutos. Assim, não são considerados repelentes seguros para gestantes.
Assim, podemos dizer  que a Icaridina seria a primeira escolha para a gestante pelo longo tempo de duração da proteção, sendo necessária apenas uma aplicação ao dia. O DEET e IR3535 também podem ser usados, mas por apresentarem menor duração da proteção, precisam ser reaplicados ao longo do dia.

A prevenção é a melhor forma de tratamento!

Dra Luciana M. F. Lhamas
CRF 51.838/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário