** #CLIMATÉRIO X #MENOPAUSA: UMA METAMORFOSE CHAMADA MULHER **
A mulherada é sem dúvida um ser escolhido...escolhido para dar a luz, escolhido para ter cólicas menstruais, escolhido para ter MENOPAUSA .Esta ultima fase , sem dúvida é um marco na sua vida!
A idade média das mulheres na menopausa é em torno de 51 anos, podendo variar de 48 a 55 anos. Porém após 40 anos é já se pode sentir os primeiros sintomas do climatério. Apesar de algumas complicações, esta fase deve ser encarada como um processo natural e não uma doença.
Cerca de 60-80% das mulheres apresentam alguma sintomatologia durante essa fase da vida.
Qual a diferença de MENOPAUSA e CLIMATÉRIO?
A MENOPAUSA, propriamente dita, é a ultima menstruação da mulher. Sua principal característica é a parada das menstruações.
Já o CLIMATÉRIO caracteriza-se como a fase que antecede a menopausa, ou seja, a transição do período reprodutivo para o não reprodutivo. Este seria apenas mais uma fase da vida da mulher, diminuição dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários.
A diminuição desses hormônios , afeta (e muitoooo) a vida das mulheres. Eles são responsáveis pelos seguintes sintomas:
Ondas de calor :estas provocam uma vermelhidão súbita e repentina sobre a face e o tronco, acompanhados por uma sensação intensa de calor no corpo e por transpiração. Acontecem a qualquer hora do dia e da noite, e muitas das vezes ,são tão desagradáveis que chegam a atrapalhar as mulheres em suas atividades diárias.
⦁ Alterações do humor: hora chora,hora sorri...coitados dos maridos e afins....Brincadeiras a parte, a mulher nessa fase estará mais sensível, sujeita a maior ansiedade, depressão, fadiga, irritabilidade, perda de memória e insônia. Tudo isso deve-se às alterações hormonais que por quais ela esta passando. Ouseja..Paciência e Carinho com elas!!!!
⦁ Pele,Cabelos e Unhas: a pele torna-se mais fina e perde o vigor, os cabelos e as unhas, tornam-se mais finos e quebradiços.
⦁ Distribuição das Gorduras no corpo: existe uma maior probabilidade de ganho de peso , e essa gordura se depositar principalmente mais na região abdominal, gerando os famosos pneuzinhos.
⦁ Osteoporose: Esse processo é bastante acelerado pela falta de estrogênios, fazendo com que mulheres estejam mais sujeitas à osteoporose e fraturas.
⦁ Manifestações urogenitais: A mulher apresenta maior dificuldade para esvaziar a bexiga, dor para urinar, maior incidência de infecções urinárias e ginecológicas, ressecamento vaginal, dor à penetração e diminuição da libido.
Muitas vezes, o termo MENOPAUSA é empregado de maneira errada, pois as pessoas o utilizam para justificar o CLIMATÉRIO. O correto seria dizer que a mulher teve a sua menopausa e então encontra-se no climatério.
Não existe um medicamento específico para menopausa.O que existe são medicamentos voltados a terapia de reposição hormonal que tem como foco aliviar os sintomas do climatério. Podem ser hormônios para aliviar os sintomas físicos( Ondas de calor),psíquicos (para ansiedade,depressão e irritabilidade) e relacionados á região genital (para secura vaginal, falta de libido e incontinência urinária).
Existem contraindicações que devem ser criteriosamente avaliadas, tais como o risco de doenças cardiovasculares, trombose, câncer de mama e de endométrio, distúrbios hepáticos e sangramento vaginal de origem desconhecida.
Mulheres Cuidem-se!
Cuidados com a alimentação para evitar ganho de peso; eliminar a ingestão de bebidas alcoólicas e cigarro e a prática de atividades físicas são imprescindíveis. Pois além do bem estar físico, ela é fundamental para o controle da pressão arterial, prevenir a osteoporose e doenças cardiovasculares e atenuar as alterações do humor.
Oriente-se sempre com seu médico!
Consulte sempre um farmacêutico para saber de medicamentos e a melhor forma de usá-los!
Dra Luciana Marcatto Fernandes Lhamas

Nenhum comentário:
Postar um comentário